Mitos e verdades sobre alimentação.

Saiba como manter uma dieta saudável e sem riscos lendo o post completo.

Saiba como manter uma dieta saudável e sem riscos.

Certos alimentos queimam gorduras;

Você deve ter ouvido falar de alimentos que ajudam a queimar gorduras. Mas não é bem assim, de acordo com a Fundação Cardíaca Britânica. Não há uma comida com propriedade para queimar a gordura.

Não se deve lanchar entre as refeições;

De acordo com a mesma entidade, é mito. Não há problema em comer algo rápido entre as refeições principais, como fruta, verdura ou iogurte light. É útil, pois ajuda a controlar o apetite.

Pular refeições torna a dieta eficaz;

Mito. A consequência disso é aumentar a fome, o que leva ao maior consumo de alimentos na próxima refeição.

Os carboidratos são vilões da dieta;

Eles são componentes fundamentais da dieta saudável. O nosso corpo precisa de carboidratos para obter energia, para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos. O Departamento de Saúde do Reino Unido recomenda que pelo menos a metade da energia provida por nossa dieta diária venha de carboidratos.

Quanto menos gordura, melhor;

Ao contrário do que muitos pensam, é recomendado que uma dieta de emagrecimento contenha pelo menos 35% de gordura. Não é indicado um regime que elimine o consumo de gorduras. Há diferentes tipos de gordura, e isso faz a diferença.

Para perder peso, só exercícios intensos;

Mito. Atividades de baixa intensidade também consomem calorias. Faz bem ir à academia, mas caminhar e arrumar o jardim também pode fazer a diferença.

Comer à noite ajuda a engordar;

A hora não é o que determina, e sim as calorias em excesso. A Universidade de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, e a publicação americana WebMD, concordam: não há prova de que comer tarde engorda.

Produtos com pouca gordura ajudam dieta;

Alimentos com pouca gordura podem incluir mais açúcar, sal e amido para compensar o sabor.

Tomar muita água ajuda a emagrecer;

A água é fundamental para o organismo, mas não é por isso que aumentar o consumo levará à perda de peso. É bom beber mais água ao fazer uma dieta, pois você evita bebidas com açúcar, mas isso não vai eliminar os quilos.

Alguns açúcares são piores que outros;

Estudos mostram que o corpo absorve de forma similar o açúcar comum, o mel e os adoçantes de frutose. Uma colher de qualquer um deles tem entre 48 e 64 calorias.

Fonte: www.gazetaonline.com.br

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